top of page

O vasto vocabulário do corpo e suas formas de expressão em São Sebastião


Não há palavra que o corpo não diga!

Não há palavra que o corpo não diga!


O corpo fala. A pequena expressão metafórica quer dizer nada mais que podemos sim nos comunicar através do corpo. E são tantas possibilidades de expressão corporal que podemos então dizer que o vocabulário do corpo é tão vasto quanto a língua portuguesa e sua profusão de palavras. Nesta terça-feira (28), a Formação Continuada Viva com Arte, do Instituto Mpumalanga, em São Sebastião, começou a falar com o corpo.

A experiência sensorial foi o tema de mais um encontro dos educadores locais com os professores do Instituto Mpumalanga. Os alunos foram separados em dois grupos para os trabalhos, porém ambos priorizando o entendimento do corpo como aliado da comunicação.

“A gente costuma fazer uma relação muito semântica com as palavras, isso às vezes impede nossa interpretação no contexto maior, então a gente trabalhou dinâmicas reconhecendo os fonemas, as vogais, as consoantes, nomeando objetos com nomes diferentes do que eles estão acostumados para que a gente pudesse entender esse princípio que é: coisas iguais ditas de maneira diferente, querem dizer coisas diferentes. E coisas diferentes ditas de maneiras iguais querem dizer a mesma coisa.”, contou a professora Alexandra Pericão, que conduziu as atividades de uma das salas.


Com o movimento do corpo os participantes também foram convidados a formar os próprios nomes, uma forma de pensar a comunicação do corpo. Os resultados foram dança, música, movimento e literatura, todas as artes integradas com o único objetivo de se expressar, passando pelas múltiplas possibilidades.

“Feito esse caminho, a gente entra em um processo de criação de poemas, resignificando palavras que a gente está acostumada a usar no dia a dia. Depois a gente vai performar e trabalhar no corpo o que esses poemas estão querendo dizer”, detalhou a educadora do Instituto Mpumalanga.

A Formação Continuada Viva com Arte em São Sebastião promove outros encontros nesta semana para trabalhar a arte educacional. Os professores da cidade seguem empenhados, sobretudo após a confirmação de mais uma edição da Caravana das Artes e da Caravana do Esporte em São Sebastião, na região de Boiçucanga, nos dias 6, 7 e 8 de dezembro.


Professores seguem com mais recursos para fazer da arte um forte elemento educacional nas escolas de São Sebastião.

Professores seguem com mais recursos para fazer da arte um forte elemento educacional nas escolas de São Sebastião.


12 visualizações0 comentário
bottom of page