top of page

Oficinas culturais, música e festa literária agitam a Casa Brasileira em julho

São Sebastião-SP (04/07/2018) – Colagem, gravura, muita música e uma festa literária com grandes nomes da literatura infantil e juvenil são os destaques da programação de julho da Casa Brasileira, em São Sebastião, litoral norte de São Paulo. As atividades de férias na Casa Brasileira, instalada na rua da Praia, centro de São Sebastião, começam nesta semana. No sábado, dia 7, a artista plástica Eneida Sanches traz Gravuras para Crianças e Adultos, uma experimentação da técnica tradicional de gravura em papel, a partir de matrizes em linóleo. A oficina terá leitura coletiva do livro Contos Crioulos da Bahia e resultará num livro coletivo de gravuras. No dia 11, com cola, tesoura e muita criatividade, a artista plástica Agis Variani mostrará as infinitas possibilidades de composição artística, unindo texturas diversas e coloridas na oficina A Arte do Papel no Papel. As oficinas, com inscrições antecipadas na Casa Brasileira, são dirigidas a crianças e adultos e os participantes levam suas obras para casa.

Festa Literária –


Cultura e diversão nas férias no litoral norte não param por aí. A Casa Brasileira traz para São Sebastião a Festa Literária 2018, de 19 a 22 de julho, com apoio da Editora do Brasil, da Fundação Deodato Santana, da Prefeitura do município, da Multimídia Painel de Led e do Hotel do Sol.

Com uma programação gratuita e aberta a todas as idades, a Festa Literária 2018 na Casa Brasileira terá presença de escritores, poetas, contadores de histórias e artistas como: Ilan Brenman, Telma Guimarães, Penélope Martins, Marco Haurélio, Janaína de Figueiredo, Rudá Ventura, Aílton Guedes, Neide Palumbo, Alexandra Pericão, Tamara Castro, Josafá Filho e o grupo musical Maria Viola e Maria Pirueta. Além dos grandes nomes da literatura nacional para palestras, lançamentos em primeira mão e sessões de autógrafos, a novidade da Festa Literária será a instalação de um Book Truck no calçadão da rua da praia, ao lado da Casa Brasileira.

O Book Truck será um espaço aberto de atividades literárias e artísticas para crianças, jovens e adultos, com exposição, venda de livros, oficinas de contação de histórias, saraus de música infantil e conversa com autores. Na área interna da Casa Brasileira haverá encontros com escritores e sessões de autógrafos abertas ao público.

Quatro escritores programaram lançamentos inéditos durante a Festa Literária: Penélope Martins traz para lançamento e noite de autógrafos o livro Minha Vida Não É Cor-de-Rosa; Telma Guimarães apresenta a coletânea de 5 livros infantis A Grande Ideia | Bela Jogada! | O Som de Cada Um | Como É Que Se Diz? e Todo Mundo Junto; a antropóloga Janaína de Figueiredo lançará Nós do Axé, em tarde de autógrafos e bate papo, e o cordelista e escritor Marco Haurélio trará O Encontro da cidade criança com o sertão menino.

A Festa Literária 2018 terá também as oficinas Gesto e Poesia, com Josafá Filho, e Prática da Leitura e do Desenho em Família, com Janaína de Figueiredo. Contação de Histórias para a garotada e para os adultos ficará a cargo da criativa Cia. Mithos e do ator e contador de histórias Aílton Guedes. Uma Roda de Conversa sobre o Universo dos Contos Populares reunirá Marco Haurélio e Neide Palumbo e o Café e Literatura terá bate papo com Marco Haurélio, poesias com o jovem escritor Rudá Ventura e encontro com Ilan Brenman sobre o livro A Senhora Verdade e a Dona História.


A abertura oficial da Festa Literária está marcada para dia 19/07, quinta-feira, às 19h, na Casa Brasileira, com presença da escritora Penélope Martins e dos atores Josafá Filho e Aílton Guedes. “A Festa Literária 2018 será um momento importante da programação da Casa Brasileira este ano e a ideia é colocar São Sebastião na rota dos grandes eventos da literatura nacional e internacional”, afirma Adriana Saldanha, gestora do Instituto Mpumalanga e da Casa Brasileira. Adriana destaca a importância de mais um espaço de fomento às artes e de valorização da cultura brasileira.

“Com atividades educacionais, artísticas, exposições, mostras culturais, rodas de conversa, gastronomia, memória preservada, encontros musicais e o Música na Sacada, a Casa Brasileira, inaugurada em dezembro de 2017, abriu as portas para a diversidade e a riqueza da nossa cultura”.

Sanfona, percussão, samba de raiz, reggae, rap e MPB na Casa Brasileira –

Três encontros musicais estão programados para o mês das férias de inverno na Casa Brasileira. Dia 12 de julho, às 20h, o encontro musical traz o fole da sanfoneira baiana Lívia Mattos e a percussão afiada da pernambucana Alessandra Leão.Lívia Mattos e Alessandra Leão são instrumentistas, cantoras e compositorascom trabalhos autorais. Nesse duo, buscam cruzar as suas referências, sotaques e sonoridades e mesclar o caos e a beleza das capitais Salvador e Recife. Dia 14, sábado, às 20h, no show Encontrosserá a vez da cantora e sambista Adriana Moreira mostrar os sambas dos bambas acompanhada do violonista Leonardo Gomes. Adriana Moreira completa vinte anos de carreira e celebra obalaio da Moreiracom músicas que marcaram toda a sua trajetória. No dia 28, última semana das férias, a sala da música da Casa Brasileira abre espaço para o reggae,o soul, o rap e a MPB na voz das cantoras Marietta, Lurdez da Luz e Luciana Oliveira. Juntas, elas farão um show intimista, misturando os repertórios autorais mas mantendo a força dos estilos que marcam a carreira de cada uma delas.

Serviço: Casa Brasileira – Av.dr.Altino Arantes, 80 – rua da Praia – Centro | São Sebastião-SP

Casa Brasileira em São Sebastião – SP


0 visualização0 comentário
bottom of page