top of page

Outubro Brincante: Um mês para brincar e dialogar



Trabalho infantil, fome oculta, má alimentação, evasão escolar, exploração comercial, situação de rua, tráfico, violência e drogas ainda afetam crianças e jovens brasileiros, que têm seus direitos violados e que deveriam estudar e ter outras oportunidades que permitam seu desenvolvimento integral.

Para pensar sobre essas questões e mostrar como o brincar, a leitura, o acesso à educação de qualidade, as boas práticas em saúde e o afeto culinário garantem uma vida saudável, o Instituto MPUMALANGA   realiza o OUTUBRO BRINCANTE, com uma programação online especial no mês das crianças, transmitida gratuitamente pelo facebook, youtube e site do Mpumalanga. Uma programação para o público infantil e também para os adultos. Com brincadeiras, músicas e performances, além de mesas de diálogo em ambiente virtual, reunindo especialistas de várias áreas. A ideia é trazer reflexões sobre o cenário atual e as políticas públicas para a infância e a adolescência e análises sobre como os indicadores atuais comprometem a vida e o desenvolvimento de milhões de crianças em situação de vulnerabilidade. Mostrar, também, o protagonismo infantil e juvenil que faz a diferença.

Nesta quarta-feira, 7/10,  às 19h, a mesa Vozes da Infância, reunirá Jane Santos, Especialista em saúde, HIV e desenvolvimento infantil do UNICEF, e a Procuradora do Ministério Público do Trabalho, Ana Maria Villa Real, Coordenadora da Coordenadoria Nacional de Combate à Exploração do Trabalho da Criança e do Adolescente do Ministério Público do Trabalho, a Coordinfância/MPT.

Dia 10/10,  sábado, às 17h, a revista online Chá com Livros tratará da literatura para crianças e do acesso ao livro, com a escritora e ilustradora Isabel Galvanese, o escritor e ativista carioca Otávio Junior e a escritora e psicanalista Ninfa Parreiras.

Dia 14/10, quarta-feira, às 19h, a mesa online será sobre o tema A Escola Hoje, com uma reflexão sobre os desafios do isolamento social e  qual escola emerge  do atual cenário.

Dia 17/10, sábado, 17h, a   revista online Chá com Livros vai tratar do direito da criança ao brincar, à cultura e às artes, com participação da cantora Luciana Mello, de sua filha Nina Levy.

DIA 18/10, domingo, das 15h às 18h, o Festival Outubro Brincante marcará o mês das crianças com uma programação de brincadeiras, performances artísticas com crianças e jovens, narração de histórias, leituras poéticas e diversas atividades lúdicas para crianças e jovens e feitas por eles mesmos.

As transmissões serão feitas ao vivo, pelos canais de facebook e youtube e site do Instituto Mpumalanga. Informações: www.mpumalanga.com.br


72 visualizações0 comentário
bottom of page