top of page

Pequenos autores mostram energia e imaginação em oficina da Caravana


Uma aula divertida e cheia de viagens pela imaginação! | Foto: Celia Santos/Instituto Mpumalanga.

Uma aula divertida e cheia de viagens pela imaginação! | Foto: Celia Santos/Instituto Mpumalanga.


A turma com que Alexandra Pericão se deparou para a oficina Jovens Autores, da Caravana das Artes, em Aparecida de Goiânia, em Goiás, era menor do que o esperado pela professora. Porém, menor fisicamente, nem em números, tampouco em energia. Os pequenos mostraram toda a grandeza que reside na imaginação.

“A Caravana das Artes, em Aparecida de Goiânia, deu um presente gigantesco para a oficina de Jovens Autores. Foi a primeira vez, pelo menos enquanto eu estou como professora que eu pude trabalhar com crianças de 10 até 12 anos. Muito mirins! Mas muito cheios de energia!”, enalteceu a professora.

O enorme engajamento dos pequenos autores trouxe à tona histórias diferentes, em que imaginário infantil sempre envolvia os personagens. Curioso, entretanto, foi notar características humanas nessas criações. “A gente pode construir personagens humanos mesmo. Vilões com características muito humanas, com pitacos de bondade e heróis com pitacos de maldade, o que todo ser humano tem!” contou.


_MG_2005CELIA SANTOS IMP

Feliz pela nova experiência, Pericão também destacou a possibilidade da metodologia, que geralmente é usada para aulas com adolescentes, se enquadrar com sutileza para crianças menores. “A gente pode comprovar que a nossa metodologia é sim muito divertida, dinâmica e flexível, porque saíram coisas incríveis!”, vibrou. “Eles foram construindo e foram surgindo coisas realmente maravilhosas”, completou a educadora.

Outra novidade foi a troca de conhecimento entre a oficina Jovens Autores com o Formação de Professores. Enquanto as metodologias Esporte para Todos e Viva com Arte são aplicadas na Caravana do Esporte e na Caravana das Artes, respectivamente, os professores locais aprendem como continuar esse legado. Dessa vez, a turma da formação recebeu a visita especial dos pequenos autores. Ambos apresentaram o conteúdo aprendido de forma dinâmica e divertida.

8 visualizações0 comentário
bottom of page