top of page

Professor do Mpumalanga leva ritmo brasileiro para universidade norte-americana


Giba Conceição levou seus conhecimentos de percussão e os ritmos brasileiros para encantar os norte-americanos.

Giba Conceição levou seus conhecimentos de percussão e os ritmos brasileiros para encantar os norte-americanos.


O professor do Instituto Mpumalanga Giba Conceição fala pela música. É com batuques e uma sonoridade contagiante que ele está comunicando aos alunos da Universidade de Ohio, nos Estados Unidos, os ritmos brasileiros. As trocas são intensas e a ginga da afro-brasilidade ganha mais admiradores no continente do hemisfério norte.

Giba explica que muitos dos conhecimentos dos alunos são formais e a maleabilidade das sonoridades brasileiras quebra alguns paradigmas. “As informações que passo eles gostaram muito, pois a nossa cultura soma ao conhecimento técnico e rígidos deles”, destacou.

“Mostrei vários dos nossos ritmos brasileiros como o samba, ritmos populares e afro brasileiros, apresentei com vários instrumentos como caxixis, pandeiro, cuíca e berimbaus, poucos conhecidos no universo deles”, contou o professor. O resultado é gratidão dos alunos e professores que se veem encantados com a percussão nesses instrumentos regionais.

“Os alunos avançados do jazz, bateristas, ficaram empolgados tocando ritmo afro nas congas. No início tiveram dificuldade mas desenrolaram com tempo, Com um ritmo que fiz no berimbau sugeri que todos tocassem para fazer uma nova composição. O resultado foi surpreendente, comecei a conduzir ao guitarra e piano depois. Tocamos até o delírio total!”, vibrou Giba Conceição.

O professor Giba faz parte do movimento Caravana das Artes, com conceitos de percussão voltados para a educação por meio da arte. Ele não resistiu em apresentar um vídeo do projeto, arrancando mais curiosidade dos alunos norte-americanos.


Turma da Universidade de Ohio, nos Estados Unidos, se encantou com o professor  brasileiro.

Turma da Universidade de Ohio, nos Estados Unidos, se encantou com o professor brasileiro.ção


“Apresentei o vídeo Caravana, falei sobre experiência e quiseram saber como aprendi toda a minha musicalidade. Fizeram perguntas sobre a música brasileira e sobre a influência da música americana no Brasil”, relatou sobre a reação com relação ao projeto nos Estados Unidos

Nesta terça-feira (17), Giba se apresenta com a Marcial Band. A banda de jazz da Universidade de Ohio, onde o professor do Instituto Mpumalanga conduziu suas aulas, é considerada uma das maiores dos Estados Unidos.

6 visualizações0 comentário
bottom of page