Renato Borghetti, Marcelo Caldi e Terezinha do Acordeon no Arte dos Encontros

Atualizado: Jun 17




O acordeon, instrumento que une pessoas do norte ao sul do país é o grande homenageado do Arte dos Encontros deste sábado (19). Nomes que são quase sinônimo do instrumento, Renato Borghetti, Marcelo Caldi e Terezinha do Acordeon são os convidados de Rita Lagrota, artista da dança e professora do Mpumalanga, para uma conversa recheada de muita cultura.


Além do acordeon, os instrumentistas falarão sobre os muitos ritmos e culturas por trás do fole que tem diferentes nomes, acordeon, sanfona ou gaita, e que chega aos mais jovens em muitos espaços de educação.


Renato Borghetti

Renato Borghetti começou na música aos dez anos de idade, tocando uma gaita-ponto que ganhou do pai em Barra do Ribeiro, município gaúcho as margens do lago Guaíba.

Seu primeiro disco, o Gaita-Ponto tornou-se o primeiro álbum de música instrumental brasileira a ganhar um disco da ouro, vendendo cem mil cópias. Nos mais de 40 anos de carreira como instrumentista Borghetti percorreu o mundo levando o seu talento e paixão pelo acordeon.


Marcelo Caldi nasceu em família de músicos e deu seus primeiros passos no piano ensinado pela mãe Estela Caldi. Seu pai, Homero de Magalhães, também é pianista, mas foi no acordeon que Marcelo encontrou o seu lugar.


Marcelo Caldi

Nestes mais de dez anos de carreira, Marcelo participou de shows e gravações ao lado dos maiores nomes da música como Chico Buarque, Elza Soares, Simone, Zeca Pagodinho, Geraldo Azevedo, Mart'nália, Zélia Duncan, Wando, Yamandú Costa, Hamilton de Holanda, Léo Gandelman, entre muitos outros.


Pernambucana de Salgueiro, Terezinha do Acordeon carrega o instrumento como sobrenome. Nestes mais de 50 anos de dedicação à música, esta pernambucana gravou em 1984, Terezinha do Acordeon - Alegria do Sertão, seu primeiro CD.



Terezinha do Acordeon

Arte dos Encontros, nova revista online do Instituto Mpumalanga que vai promover diálogos e interatividade sobre a arte na educação e no dia a dia. Arte dos Encontros é transmitida pelo youtube e facebook do Instituto , com apresentação de Rita Lagrota, artista da dança e professora do Mpumalanga. O público poderá participar pelo chat.


Sábado | 19/06/2021 | 17h - Transmissão ao vivo pelos canais de youtube e de facebook do Instituto Mpumalanga: www.youtube/institutompumalanga e

www.facebook.com/institutompumalanga




145 visualizações0 comentário