top of page

ROBERTO MENDES, LUCIANA OLIVEIRA, ADRIANA MOREIRA E OS MÚSICOS LEO MENDES E LEONARDO GOMES ABREM JA

Canções para o mar, tradições musicais do Recôncavo baiano e os clássicos das grandes sambistas brasileiras são os temas dos três encontros musicais que a Casa Brasileira trará dias 09, 10 e 11 de janeiro, abrindo a programação de 2019.

Luciana Oliveira


Na quarta, dia 09, às 20h, a cantora e compositora Luciana Oliveira, acompanhada do violonista Leo Mendes, mostrará a poesia cantada sobre o mar, no show Canções para o Mar. Interpretando composições de Dorival Caymmi, Baden Powell, Vinicius de Moraes e músicas que se tornaram conhecidas nas vozes de Maria Bethânia e Clara Nunes, Luciana Oliveira pretende cantar as águas salgadas, o movimento das ondas, a vida dos pescadores e as rainhas sagradas do mar. Ao lado de Luciana estará o músico Leo Mendes, com seu jeito muito peculiar de tocar violão, fruto da vivência com o pai, Roberto Mendes, e artistas do Recôncavo baiano.

Roberto Mendes


Na quinta, dia 10, também às 20h, a sala da música da Casa Brasileira receberá o cantor, violonista, arranjador e compositor Roberto Mendes, acompanhado pelo filho, o violonista Leo Mendes. Roberto Mendes é um mestre das pesquisas sobre as origens do samba e as tradições musicais do Recôncavoda Bahia. Em O Samba Antes do Samba, pai e filho farão uma aula cantada e vão tocar e cantar principalmente a Chula. Roberto Mendes explica que a Chula nasceu na região de Santo Amaro, terra natal dos dois músicos, está na origem do samba e é o encontro do batuque com a viola.

Leo Mendes


Adriana Moreira


Na sexta, 11 de janeiro, às 19h, a noite na Casa Brasileira será das Senhoras do Samba. A cantora Adriana Moreira e o violon ista Leonardo Gomes reuniram músicas de grandes sambistas brasileiras que colocaram as vozes femininas nas rodas de samba. Sambista que cresceu na quadra da paulistana Escola de Samba Camisa Verde e Branco, Adriana Moreira apresentará um repertório com as grandes referências do samba feito e interpretado por mulheres como Clara Nunes, Dona Ivone Lara, Elza Soares, Alcione, Elizete Cardoso, Jovelina Pérola Negra entre outras.

Leonardo Gomes


A CASA BRASILEIRA é o centro de cultura, arte e gastronomia do Instituto Mpumalanga, entidade sem fins lucrativos com projetos de educação pela arte. O espaço abriga oficinas, exposições, artesanato de todo o Brasil e boa música em meio às paredes centenárias do casarão do século XVIII da rua da Praia, centro de São Sebastião.

Dia 09/janeiro – 20h | Luciana Oliveira e Leo Mendes | Canções para o Mar

Dia 10/janeiro – 20h | Roberto Mendes e Leo Mendes | O Samba Antes do Samba

Dia 11/janeiro – 19h | Adriana Moreira e Leonardo Gomes | As Senhoras do Samba

Realização: INSTITUTO MPUMALANGA Apoio: MULTCAR Ingressos à venda na Casa Brasileira ou pelo Event brite Os eventos têm renda revertida para os projetos educacionais do Instituto Mpumalanga

1 visualização0 comentário
bottom of page