top of page

Roraima agora é parte das Caravanas Digitais

Professores do ensino público de Boa Vista-RR vão receber a formação à distância da Caravana do Esporte e da Caravana das Artes/EAD – 2020

ENSINO À DISTÂNCIA DA CARAVANA DO ESPORTE E DA CARAVANA DAS ARTES ATINGE META DE INSCRIÇÕES

Cerca de 1.000 professores das redes públicas de ensino dos municípios de Itabaianinha, em Sergipe, Itaberaba, na Bahia, Lajes e Pedro Avelino, no Rio Grande do Norte, São José dos Campos, interior de São Paulo, e Boa Vista, capital de Roraima, vão realizar a primeira fase das formações à distância em 2020 da Caravana do Esporte e da Caravana das Artes, com as metodologias Esporte Educacional para Grandes Grupos e Viva com Arte.


Com a realização , na tarde desta terça-feira (28), do lançamento do EAD das Caravanas para Boa Vista, as inscrições estão praticamente concluídas e muitos educadores já iniciaram seus estudos. A live aconteceu pelos canais digitais do Instituto Esporte & Educação e do Instituto Mpumalanga.

“A construção dessa plataforma online de estudos, buscou responder ao desafio do distanciamento”, afirmou Ana Moser, presidente do Instituto Esporte & Educação, durante evento transmitido pelo facebook. “Conseguimos organizar rapidamente a tradução do conteúdo pedagógico da Caravana presencial para o ambiente virtual, uma iniciativa ousada para os dois Institutos, e esperamos contribuir com este momento de transição”, completou Ana durante a mesa online que reuniu gestores da Secretaria Municipal de Educação e Cultura de Boa Vista, representantes das duas Caravanas, do UNICEF, de patrocinadores e de artistas e atletas convidados.


Daniela Zen, coordenadora de Relações Institucionais do Banco Itaú,patrocinador da Caravana do Esporte, falou sobre sobre a longevidade da parceria com o projeto e aplaudiu a adoção do novo formato. Pelo UNICEF, parceiro institucional dos projetos, a consultora de Desenvolvimento e Participação de Adolescentes, Gabriela Monteiro, lembrou que Boa Vista está vinculada ao Selo Unicef e, agora, recebe ações educacionais das Caravanas, com “pautas prioritárias para uma sociedade inclusiva”.

A ex-lutadora de judô Soraia André, dez vezes campeã brasileira e primeira brasileira a conquistar medalha de ouro em jogos pan-americanos, elogiou a iniciativa da Caravana do Esporte e da Caravana das Artes em promover à distância as atividades pedagógicas das Caravanas.


“A Caravana presencial, o ensino presencial é insubstituível porque, com a presença de professores e alunos, a gente aprende coisas que não tem na ausência. Por outro lado o ensino à distância chega a lugares que não chegaríamos presencialmente. Vamos aprender, nesta nova experiência, o valor do ensino presencial e do ensino à distância, ambos muito importantes”, declarou no evento o professor da Caravana do Esporte, João Batista Freire, especialista em esporte educacional.

Admilson da Costa Nascimento, gerente de Educação Física da Secretaria de Educação e Cultura de Boa Vista, representou no lançamento das CARAVANAS/EAD a Secretária Maria Consuelo Sales e a prefeita de Boa Vista, Tereza Surita. Ele falou sobre a “preocupação com as políticas públicas para uma educação de qualidade” e destacou que a formação continuada dos projetos terá um impacto positivo para a qualidade do ensino.

Da live lançamento participaram ainda diretores de várias áreas do ensino municipal, que atende a Educação Infantil, o Ensino Fundamental de 1º a 5º ano e o EJA de 1ª. a 4ª.série. Com quase 45 mil alunos matriculados,123 unidades escolares e um Centro Municipal Integrado de Educação Especial, a rede municipal de Boa Vista abrange escolas indígenas, no Estado que, proporcionamente, tem a maior população indígena do país, e tem, ainda, o desafio de atender 6.000 estudantes venezuelanos.

No encerramento, a diretora geral das Caravanas e presidente do Instituto Mpumalanga, Adriana Saldanha, pediu os gestores que vençam a barreira da tecnologia para que as formações EAD Esporte Educacional e Viva com Arte cheguem aos professores nas aldeias e aos educadores que têm a tarefa de educar respeitando as diferenças culturais.

Os lançamentos das formações EAD das Caravanas neste mês de julho tiveram um público online de cerca de 3.500 pessoas.

Fazem parte da equipe de professores da Caravana do Esporte/EAD: Alexandre Arena, coordenador pedagógico do Instituto Esporte & Educação; João Batista Freire, especialista em esporte educacional, tendo escrito vários livros sobre o assunto, e Marilene Silva, subcoordenadora pedagógica do IEE. Na Caravana das Artes/EAD estarão os professores especialistas: Heloisa Leone, Ana Cristina Canário Gomes, Ossimar Franco e Giba Conceição (metodologia Viva com Arte e música); Rita Lagrota (dança) e Thereza Oliveira (cultura popular brincante).

A Caravana das Artes conta com patrocínio das empresas REDE, OTIS, EDP, UNOPAR E GTM, por meio da Lei de Incentivo à Cultura, Secretaria Especial da Cultura, Ministério do Turismo/ Governo Federal. A Caravana do Esporte conta com patrocínios ITAÚ, REDE, MASTERCARD, EDP Renováveis, UNOPAR e ANHANGUERA, via Lei de Incentivo ao Esporte/Governo Federal.

É possível conferir os principais momentos dos lançamentos das plataformas de ensino à distância das Caravanas nos canais digitais:




3 visualizações0 comentário
bottom of page