top of page

São Sebastião recebe Formação Continuada Viva com Arte nesta semana


Nesta segunda-feira (11), o Instituto Mpumalanga deu mais um passo pela ampliação do saber sensível e pela presença das artes na educação com mais uma turma do Formação Continuada Viva com Arte, agora no município de São Sebastião. O início das aulas no litoral fortalece a relação com a cidade, que já recebeu a Caravana das Artes e a Caravana do Esporte neste 2017 e segue dedicada nesses três dias (11, 12 e 13 de setembro) de módulo I.

“Depois da Caravana do Esporte e da Caravana das Artes em São Sebastião agora teremos a continuidade da formação VIVA COM ARTE. Aguardamos 75 representantes da área de Cultura e 40 da Educação”, ressaltou Adriana Saldanha, diretora do Instituto Mpumalanga. “A expectativa é grande para os três dias intensos de formação. A proposta é contribuir para a construção de uma educação integral no município”, completou.

São Sebastião é o terceiro município a receber a Formação Continuada Viva com Arte. A cidade de Itaquaquecetuba, na região metropolitana de São Paulo – onde há turmas de primeiro e segundo ano – e Cariacica, no Espírito Santo, também já receberam o conteúdo. O sucesso na Grande São Paulo foi tamanho, que a prefeitura de Itaquá se mobilizou para continuar com os encontros com os professores.


Adriana Saldanha, diretora do Instituto Mpumalanga, apresentou a formação continuada Viva com Arte para os educadores de São Sebastião.

Adriana Saldanha, diretora do Instituto Mpumalanga, apresentou a formação continuada Viva com Arte para os educadores de São Sebastião.


A proposta educacional Viva com Arte é a mesma que norteia a Caravana das Artes, porém trabalhada de forma mais profunda com os professores da rede pública de ensino, de modo a impactar na educação das crianças.

O Instituto Mpumalanga acredita na melhoria da educação a partir das artes; e na melhoria da sociedade a partir da educação. A iniciativa valoriza o saber regional e a presença das artes no cotidiano, longe dos padrões cartesianos, enquadrados ou estáticos. A educação pela arte é movimento com criatividade e sensibilidade.

Esse primeiro encontro é o início de uma etapa em São Sebastião com um novo olhar educação. O Instituto Esporte Educação que já conta com um núcleo em Maresias desenvolvendo o esporte educacional na cidade, agora é a vez das artes fortalecerem seu espaço na educação com o Instituto Mpumalanga. A parceria dos dois institutos representa o sucesso da Caravana do Esporte e da Caravana das Artes de forma continuada e aprofundada.

*A formação continuada tem o apoio da EDP e do Instituto EDP. 


Metodologia Viva com Arte é utilizada na Caravana das Artes. São Sebastião recebeu terceira etapa de 2017. | Foto: Celia Santos/Instituto Mpumalanga.

Metodologia Viva com Arte é utilizada na Caravana das Artes. São Sebastião recebeu terceira etapa de 2017. | Foto: Celia Santos/Instituto Mpumalanga.


3 visualizações0 comentário
bottom of page