Trio Iafelice leva o Jazz para a Casa Brasileira

Nos próximos 25 a 27 de Janeiro a Casa Brasileira, centro de cultura, artes e educação do Instituto Mpumalanga, receberá o Trio Iafelice para o quarto encontro musical do mês. Desta vez o tema é o jazz.

Pedro Iafelice, Caio Leite e Henrique Iafelice formam o Trio Iafelice, um trio apaixonado pelo jazz. O jovem jazzpianist Pedro Iafelice, o pai de Pedro, o batera experiente Henrique Iafelice, e o contrabaixista Caio Leite começaram na música em momentos diferentes. Em comum eles têm o gosto pelo groove e pelo improviso.

Trio Iafelice – Foto: Divulgação


Em três encontros musicais acústicos, o trio mostrará seu jazz experimental para um grupo de 40 pessoas por noite, na sala da música da Casa Brasileira, instalada num casarão colonial do século 18, que tem seus janelões voltados para o mar de São Sebastião.

Segundo Caio Leite, “casas e espaços como o da Casa Brasileira fazem falta“. O Trio Iafelice tem em seu repertório releituras de temas emblemáticos da historia do Jazz, do Funk, das células rítmicas africanas e brasileiras. Nos três dias de encontro musical, quinta(25), sexta (26) e sábado (27), o Trio trará músicas autorais e temas de Jazz, com groove, influências brasileiras e improvisos. “Estamos felicíssimos de levar o trabalho que estamos desenvolvendo para a maior quantidade de pessoas em um espaço de cultura e cuidado social”, completa Caio.

Idealizadora do projeto Casa Brasileira, a jornalista Adriana Saldanha explica que o espaço busca proporcionar a construção do conhecimento por meio das várias linguagens artísticas, com exposições, palestras, oficinas, audiovisual e também com boa música em meio às paredes centenárias do imóvel que abriga a Casa Brasileira.

“Os encontros musicais são uma forma de trazer as pessoas para um espaço de memória e história, dentro de um casarão que está tombado pelo patrimônio mas que precisa ser conservado, visitado e apreciado”, afirma Adriana Saldanha. “A participação voluntária do Trio Iafelice, em três noites de jazz na CASA BRASILEIRA, reafirma nosso compromisso com as raízes culturais africanas, expostas na Casa com materiais do Acervo África e telas do artista plástico Élon Brasil”, completa Adriana.

Casa Brasileira: cultura, história, artes e saberes no Litoral Norte.


TRIO IAFELICE

-Pedro Iafelice tem 20 anos, nasceu e cresceu em São Paulo, iniciou sua carreira musical através do apoio e auxílio da família também repleta de músicos. Foi aluno de piano erudito na antiga Ulm (atual EMESP) em 2008 e 2009. Estudou em 2010 e 2011 na Escola Municipal de Música. Aprendeu a tocar bateria com o auxílio de seu pai e irmão. Estudou violão sob orientação de seu avô Carlos Iafelice, que era um célebre concertista de violão. Hoje, Pedro atua como pianista juntamente com o seu irmão Alexandre Iafelice como baterista e Joachim Emidio como vibrafonista no trio Akrochordion, de Jazz Rock instrumental. A banda acabou de lançar o EP Akrochordion de 3 músicas. Atua como tecladista do Trio Iafelice, banda criada no fim de 2017 e formada por seu pai Henrique Iafelice na bateria, Caio leite no contrabaixo e Pedro no piano/teclado.

-Caio Leite iniciou seus estudos aos 12 na escola de música ArtMed tocando percussão, guitarra e contra-baixo em Brasília. Em São Paulo, tocando contra-baixo, deu continuidade aos estudos com os professores Tito Falaschi e Leonel Villar.De 2008 a 2012 se formou em Audiovisual no Centro Universitário SENAC.

-Henrique Iafelice começou seus estudos de bateria com o professor Dirceu Medeiros (Mutantes, Frank Sinatra, Dominguinhos, Caubi Peixoto, Gilberto Gil ). Graduado em Música (1997) e Filosofia (2011), foi professor de bateria na “Academia de música Carlos Iafelice” nas décadas de 80, 90. Tocou com diversos grupos músicas, entre eles: Mossapi Jazz Trio, Grupo Zânggoba, Have Mercy Blues Band. Acompanhou diversos cantores, entre eles Geni e Herondi, Durval Souto, Moacyr Camargo, Denise Assumpção. É autor dos livros: “Deluze devorador de Spinoza” editado pelo EDUCSP e “Forme a sua banda”, editado pela Motivo editorial. Atualmente é baterista da Banda Pompéia 72 e do Trio Iafelice.

Encontro Musical com o Trio Iafelice em “Noites de Jazz na Casa Brasileira “

Quando: quinta (25), sexta (26) e sábado(27) de janeiro/2018 | 20h. End.- Av.Altino Arantes, 81, rua da praia.- centro histórico de São Sebastião

#Música #casabrasileira #EncontroMusical #TrioIafelice #Jazz

0 visualização
  • YouTube
  • Facebook
  • Instagram
© 2020 Instituto Mpumalanga. Todos os direitos reservados.