top of page

Um pedaço da Bahia na Casa Brasileira


Pousada da Sesmaria - www.pousadadasesmaria.com.br

J.Velloso e Mariene de Castro fazem um encontro musical e inauguram mostra cultural, na Casa Brasileira, em São Sebastião.

 

O cantor, compositor e produtor cultural baiano J. Velloso estará na Casa Brasileira, em São Sebastião, litoral norte de São Paulo, para o primeiro show de lançamento de seu novo CD, “Não Sei Se Te Contei”, no sábado, dia 9 de junho, às 20h.

O novo disco de Velloso é dedicado à mãe, Dona Clara, e soma-se a outros trabalhos fonográficos do artista, que nasceu em 1961 em Santo Amaro da Purificação, terra natal da sua família, e começou a compor em 1984. J. tem gravados também: “Aboio para um Rinoceronte”/ 2004, “J. Velloso e os Cavaleiros de Jorge”/2009, e o livro-CD “Santo Antônio e Outros Cantos”/2010.

Este será o primeiro show do artista baiano após o lançamento do novo trabalho, desde 01 de junho nas plataformas digitais e em lojas fisicas. No encontro musical na sala da música da Casa Brasileira, J. Velloso mostrará canções do novo disco, um álbum de Música Popular Brasileira com músicas inéditas e autorais, de estilos diversos, que mostra um J. mais leve e maduro.

J. VELLOSO


Além das músicas de “Não Sei Se te Contei”, J. passeará por um repertório diversificado de músicas autorais já consagradas na voz dos tios Maria Bethânia e Caetano Velloso, e de outros artistas como Gal Costa, Gilberto Gil, Beth Carvalho, Jorge Vercillo, Belô Velloso, Margareth Menezes e Mariene de Castro, que acompanha J. neste show.

O show na Casa Brasileira faz parte de uma agenda cultural de J. e Mariene no centro de artes do Instituto Mpumalanga, que inclui abertura de uma mostra do artesanato caiçara sobre Santo Antônio e uma roda de conversa com artistas locais.

Santo Antônio-Olhares da Arte sobre a Tradição

Reunir o trabalho de artesãos do litoral norte de São Paulo e da Bahia é o objetivo da mostra cultural “Santo Antônio- olhares da arte sobre a tradição”, organizada pelo Instituto Mpumalanga, que será aberta ao público na tarde de sábado (9), a partir das 14h, na Casa Brasileira, em São Sebastião, com presenças do compositor J. Velloso e da cantora baiana Mariene de Castro.

Serão trabalhos em madeira, juta, metal, crochê, papel, conchas, tecido, palha e cerâmica produzidos por artesãos do centro, da costa norte e da costa sul do município e que vão se juntar a diferentes objetos que compõem a devoção ao santo feitos por artistas da Bahia. Participam da exposição as artesãs Dona Neide Palumbo, Dona Paula Galani, Cida Ivanov , Esther Feital e Filomena Santos, entre outros artistas.

Estandartes, imagens de Santo Antônio confeccionadas com diferentes materiais, altares de diversos estilos, lírios, trigo, fogueira quadrada, elementos do sincretismo religioso e outros que fazem parte da história do santo franciscano poderão ser vistos em instalações artísticas nos vários espaços da Casa Brasileira.

O compositor, produtor cultural e cantor J. Velloso aceitou o convite para abrir essa mostra e falar sobre a cultura em torno do Santo, reverenciado no mês de junho e que está presente em inúmeras composições do artista. Com J. Velloso, a cantora Mariene de Castro

Uma roda de conversa com artistas de São Sebastião foi programada para a tarde do sábado (9), quando J. Velloso e Mariene de Castro vão falar de cultura e religiosidade na canção brasileira.

O artista traz muito da religiosidade baiana nos seus trabalhos. No livro-CD Santo Antônio e Outros Cantos, lançado em 2010, J. gravou sete canções autorais inspiradas nas tradições populares e no sincretismo religioso, que mostram “a forma de se ter fé na Bahia”.

Dia 09/06- Sábado

Às 14h – Abertura da mostra para o público e Roda de Conversa: “Cultura e Religiosidade na canção brasileira”. Diálogo artístico com o compositor baiano J. Velloso e com a cantora Mariene de Castro com músicos locais. Gratuito

Às 20h – Show de J. Velloso na Casa Brasileira com participação especial de Mariene de Castro – “Não Sei se Te Contei”

Ingressos R$ 40,00 – com renda revertida para os projetos sociais do Instituto Mpumalanga e Casa Brasileira.

Local: Casa Brasileira – Centro de artes e cultura do Instituto Mpumalanga – Visitação gratuita

End.- Av.Dr. Altino Arantes, 80 – Centro – São Sebastião-SP- Fone: (11) 9 98388794


Pousada da Sesmaria - www.pousadadasesmaria.com.br
0 visualização0 comentário
bottom of page