top of page

VAI TER FLISS!




A terceira edição da FLISS-Festa Literária Internacional de São Sebastião acontecerá de 2 a 5 de fevereiro de 2023, mesclando encontros a partir do ponto de cultura CASA BRASILEIRA, na mais antiga cidade do Litoral Norte de São Paulo, e também pela INTERNET, ampliando o alcance da programação para muitos territórios. Com o tema TERRA, ÁGUA, AR, VIDA - É URGENTE LER O MUNDO! a FLISS – 3ª edição propõe que pensemos, juntos, pelo olhar da literatura, sobre a emergência climática e a degradação acelerada das condições de vida no Planeta. Realizada pelo Instituto MPUMALANGA desde 2018, a FLISS convida nesta terceira edição à reflexão coletiva sobre a relação da literatura com a questão ambiental, em todas as suas dimensões.


O Instituto MPUMALANGA, que há mais de 15 anos realiza projetos de educação, cultura, artes, fomento à leitura, culinária e segurança alimentar, direitos humanos e meio ambiente, entende que é o momento de confluirmos pela vida no Planeta. Escritores e escritoras, pensadores e pensadoras e pessoas que atuam nas áreas da educação, cultura e arte estarão reunidas nesta terceira edição da FLISS sob o guarda-chuva do fazer literário, escrito, oral, da ilustração e do registro fotográfico, trazendo narrativas impactantes e ajudando a formular uma autocrítica da presença humana no meio ambiente.

Promover essa reflexão a partir de ampla e respeitosa diversidade de pontos de vista e de linguagens, abrangendo pessoas de diversas regiões e territórios será o desafio desses 4 dias, com 10 horas diárias de programação, online e presencial.

As mesas literárias, entrevistas, oficinas, rodas de diálogo, narração de histórias e eventos com autoras e autores de ficção ou ensaio, em verso, prosa, oralidade e artes visuais buscarão responder e questionar como temos enfrentado, pela criação literária, nossos graves problemas ambientais e de desenvolvimento humano. Qual o alcance da literatura para despertar outros modos de vida que não sejam tão destrutivos? Como podemos acender a leitura da vida? A FLISS propõe uma leitura atenta do mundo.

A programação virtual será transmitida de forma aberta pela internet e por streaming. Haverá atividades presenciais na CASA BRASILEIRA, em São Sebastião, que serão também disponibilizadas para o público virtual nos canais do Instituto MPUMALANGA. Serão cerca de 10 horas diárias de conteúdo, de oportunidades de elaboração de pensamentos e propostas de ação, com o deleite de ouvirmos autoras e autores do Brasil, de outros países da América Latina e do continente africano, trazendo diversidade cultural e pluralidade.


A FLISS 3ª edição tem direção geral da jornalista e chef de cozinha, Adriana Saldanha, gestora da Casa Brasileira e do MPUMALANGA. O conselho curador, de forma colaborativa, agregou conhecimentos e especificidades para organização do evento, com atuações de: André Argolo, jornalista e professor de escrita literária; Angela Santos, jornalista e produtora cultural; Trudruá Dorrico, escritora indígena do povo Macuxi, mestre em literatura e organizadora da página virtual @leiamulheresindigenas; Shirley Rodrigues, professora da rede pública de ensino de São Sebastião, produtora cultural e ativista do grupo Rosas Negras, e Penélope Martins, escritora e narradora de histórias, autora de obras como Minha vida não é cor-de-rosa e Uma boneca para Menitinha, ambas vencedoras do Prêmio Biblioteca Nacional.


O Instituto MPUMALANGA é uma organização não governamental, sem fins lucrativos, com sede em São Sebastião, região que mantém a cultura caiçara do Litoral Norte de São Paulo. Administra o ponto de cultura CASA BRASILEIRA. Desenvolve projetos de leitura, eventos literários, pesquisas e imersões sobre culinária brasileira associada à cultura, oficinas e cursos para jovens e adultos envolvendo linguagens artísticas, literatura, audiovisual, meio ambiente, direitos humanos, segurança alimentar, cozinha e memória.


SERVIÇO - FLISS – 3ª edição DATAS: 2,3,4 e 5 de fevereiro de 2023 HORÁRIO: 10h às 22h ONLINE E PRESENCIAL: ONDE – online: Youtube e Facebook do Instituto Mpumalanga: https://www.youtube.com/institutompumalanga https://www.facebook.com/institutompumalanga Streaming: Plataforma SOUL TV - Canal Sol Brasil @soultvbr @canalsolbrasil


ONDE – presencial:

CASA BRASILEIRA – ponto de cultura do Instituto Mpumalanga

End.- Av. Dr. Altino Arantes, 80 – Centro – São Sebastião-SP

Mais informações:

@institutompumalanga

 
FLISS 3ª edição – PROGRAMAÇÃO JÁ CONFIRMADA (aqui os principais itens já confirmados da programação)

PROGRAMAÇÃO COMPLETA

QUINTA-FEIRA – 02/02/2023

ONLINE (Youtube e Facebook - Instituto Mpumalanga)

10h | Abertura online FLISS 3ª.ed.

11h40 | Pensando junto com as crianças o mundo melhor que a gente quer. Entrevistas com autores da literatura infantil.

14h às 16h | Mesa literária: Chão de terra, água e vento - o meio ambiente como território da infância. Convidados: Kiusam de Oliveira, Gabriela Romeu e Cristino Wapichana. Mediadora-- Penélope Martins.

16h30 às 17h30 | A salvação está na mesa – Roça é vida - com Luiz Ketu, online ao vivo do Quilombo São Pedro, Vale do Ribeira. Diálogos com a Chef Adriana Saldanha: cultura alimentar e ancestralidades. Mediadora – Penélope Martins.

17h40 | Pensando junto com as crianças o mundo melhor que a gente quer. Conversa com escritores da literatura infantil.

18h | Mesa literária: Os livros podem salvar o mundo? Os desafios da literatura diante da emergência climática e da degradação das condições de vida no planeta. Convidados confirmados: Celio Turino – escritor e gestor cultural, e João Luiz Guimarães –jornalista e escritor. Mediadora – Alexandra Pericão.

PRESENCIAL (CASA BRASILEIRA – São Sebastião-SP)

11h | Abertura presencial da FLISS na Casa Brasileira.

14h | Plateia acompanha a mediação da mesa Meio Ambiente como território da infância, direto da Casa Brasileira, com a escritora Penélope Martins.

16h às 17h30 – Histórias caiçaras e meio ambiente. Bate papo na Casa Brasileira com mediação da escritora Alexandra Pericão.

18h às 20h | Plateia acompanha a mediação presencial da mesa Os livros podem salvar o mundo? , na Casa Brasileira, com a narradora Alexandra Pericão.

21h – Intervenção artística na FLISS 3ª.ed.– Ingressos 30,00 -

Luciana Oliveira em Pocket show na Casa Brasileira.


SEXTA-FEIRA – 03/02/2023

ONLINE

10 horas | FLISS 3ª.edição online

10h às 10h30 | A salvação está na mesa: culinária e ecologia na escrita da comida.

Diálogo da Chef Adriana Saldanha com o antropólogo Raul Lody.

11h40 | Pensando junto com as crianças o mundo melhor que a gente quer. Conversa com escritores da literatura infantil

14h às 16h | Mesa literária-online ao vivo: Oralidades, escritas e leituras. Convidados: Auritha Tabajara, Giselda Perê, Liça Pataxó e Mauricio Negro.

Mediadora- Trudruá Dorrico.

17h30 | Pensando junto com as crianças o mundo melhor que a gente quer. Entrevistas com autores da literatura infantil.

18h às 20h | horário de Brasília. Mesa literária: Sumaúmas e Baobás: o que nos dizem as árvores.

Confirmada a participação ao vivo online do escritor Ungulani Baka Kosa, direto de Moçambique.

Mediador: Adriano Gambarini- fotógrafo.

PRESENCIAL

10h30 às 12h | O verdadeiro papel da palavra: conexão. Palestra sobre escrita afetuosa, com a jornalista e escritora Ana Holanda. Local - Casa Brasileira.

14h | Plateia acompanha a participação presencial da escritora indígena Auritha Tabajara na mesa online Oralidades, escritas e leituras, na Casa Brasileira.

16h às 17h30 | ao vivo na Casa Brasileira – Leituras&Escutas - Palavra por Palavra. A narradora de histórias Alexandra Pericão reúne a escritora indígena Auritha Tabajara e o consultor de diversidade Samuel Gomes com leitura e conversas sobre direitos humanos da comunidade LGBTQIA+

20h | Histórias e ancestralidades: escrita e oralidades do Povo Puri da Mantiqueira, com a escritora e editora indígena Aline Rochedo (Churiah Puri).

21h | Intervenção artística na FLISS-3ª ed. Ingressos $ 30,00. Luciana Oliveira, em pocket show na Casa Brasileira.


SÁBADO- 04/02/2023

ONLINE

10h | Vídeo Alimento e tradições.

10h10 às 10h45 | A salvação está na mesa- culinária e ecologia. Com a Chef Adriana Saldanha.

11h | Pensando junto com as crianças o mundo melhor que a gente quer. Conversa com escritores da literatura infantil.

14h às 16h | Mesa literária: Jovem tem fome de quê? – antropofagia cultural e sustentabilidade. Convidados: Tiago de Melo Andra, Paty Wolff e Vini Campos.

Mediadora – Penélope Martins.

17h30 | Pensando junto com as crianças o mundo melhor que a gente quer. Conversa com escritores da literatura infantil.

18h às 20h| | Mesa literária – Como ler as imagens: a linguagem da fotografia e suas narrativas. | Online e ao vivo. Convidados: Adriano Gambarini - fotógrafo, escritor, geólogo e espeleólogo, Edgar Kanaykô – etnofotógrafo, pertencente ao povo indígena Xacriabá-MG, e Samuel Macedo, fotógrafo do Cariri cearense. Mediadora – Laís Duarte, jornalista, escritora e ambientalista.

PRESENCIAL

10h30 às 12h | Oficina de Encantados: boto, curupira e Iara no plano do sagrado da literatura indígena. Palestrante- Trudruá Dorrico – escritora indígena do Povo Macuxi.

14h | Plateia acompanha a mediação da mesa Jovem tem fome de quê?, direto da Casa Brasileira, com a escritora Penélope Martins.

16h às 17h30 | Leituras&Escutas – Palavra por Palavra : Bem viver e Voz da mãe terra que ecoa. Encontro de leituras com Cristine Takuá Guarani e Aline Rochedo Pachamama (Churiah Puri).


DOMINGO – 05/02/2023

ONLINE

10h às 10h30 | A salvação está na mesa. Diálogos com a Chef Adriana Saldanha.

10h40 | Pensando junto com as crianças o mundo melhor que a gente quer. Conversa com escritores da literatura infantil.

14h| | Pensando junto com as crianças o mundo melhor que a gente quer. Conversa com escritores da literatura infantil.

16h às 18h | Mesa literária: Pensar e Mudar o Mundo. Online ao vivo. Confirmada a participação da escritora Micheliny Verunschk, autora de O som do rugido da onça, ganhador do Jabuti 2023. Mediador - André Argolo.

18h10 | Manifesto: escritores e a fauna brasileira.

19h | Encerramento da FLISS 3ª.ed. online

PRESENCIAL

14h às 15h30 | Leituras&Escutas- Palavra por Palavra – Vozes diversas na sala de aula- texto da professora e produtora cultural Shirley Rodrigues.

Escutadoras- Gilda Brasileiro e grupo Rosas Negras.

16h | Plateia acompanha no telão da Casa Brasileira a mesa de encerramento Pensar e Mudar o Mundo, ao lado da escritora Penélope Martins, podendo interagir com perguntas, via chat.

20h | Intervenção artística na FLISS-3ª ed – Ingressos 30,00 . .

Luciana Oliveira em Pocket show na Casa Brasileira.

21h | Encerramento da FLISS 3ª.edição presencial na Casa Brasileira.



63 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page