Alimentação em debate online, no Chá com Livros

Atualizado: 26 de Out de 2020




A cantora e compositora Mariene de Castro, a nutricionista clínica Juliana Cavalcanti, a Chef de cozinha e especialista em nutrição e dietética, Adriana Saldanha, e as escritoras Tatiana Kauss e Penélope Martins, que trazem a comida para dentro da literatura infantil, participam neste sábado (24) da revista online Chá com Livros. Com apresentação de Ana David, Chá com Livros tem início às 17h com transmissão gratuita pelo facebook e youtube do Instituto Mpumalanga.


A cantora e compositora Mariene de Castro

Com o tema “A alimentação e os sentidos”, Chá com Livros pretende abordar a experiência multidimensional do ato de comer e as dificuldades, os desafios e as estratégias para a boa nutrição que começa na infância. Vai falar sobre o papel da literatura e dos professores dentro da perspectiva de educar para a boa nutrição e a abordagem dos sentidos envolvidos no ato de comer, no dia-a-dia das pessoas . Segundo a Chef Adriana Saldanha, do Brasileira Gourmet, “temos de nos preocupar com o tipo de interação da criança com o alimento desde os primeiros anos de vida e com a construção de memórias afetivas, aquelas lembranças de sabores, texturas, cheiros das comidas feitas em casa, que podem ajudar a equilibrar a balança entre os produtos naturais e os industrializados.”

A cantora Mariene de Castro falará de sua experiência pessoal em busca de uma boa alimentação para os filhos, da importância da informação e também de compartilhar a feitura dos alimentos em casa.


Chef Adriana Saldanha, do Brasileira Gourmet

A nutricionista clínica Juliana Cavalcanti mostrará pesquisas sobre como a literatura infantil que traz a comida de forma lúdica pode ser utilizada em sala de aula como estratégia para educar a criança para a alimentação saudável.

Penélope Martins e Tatiana Kauss , autoras de livros infantis e com títulos que trazem temas diversos ligados à alimentação, vão refletir sobre o papel da literatura como estratégia dentro da escola e em casa.

Os livros infantis com a temática alimentação podem ser vinculados aos princípios para as ações preconizados pelo Marco de Referência de Educação Alimentar e Nutricional nas escolas, como a sustentabilidade social, ambiental e econômica, valorização da cultura alimentar local e respeito à diversidade dos  saberes de diferentes naturezas, a comida e o alimento como referência, a  valorização da culinária enquanto prática emancipatória, a promoção do autocuidado e da autonomia entre outros.


Serviço: Chá com Livros | 24/10/2020 - sábado | Horário: 17h
Transmissão ao vivo – gratuito Facebook e YouTube do Instituto Mpumalanga




6 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
  • YouTube
  • Facebook
  • Instagram
© 2020 Instituto Mpumalanga. Todos os direitos reservados.