top of page

Esporte e arte educacionais mobilizam escolas públicas de Curionópolis, interior do Pará






São Paulo-SP (25/11/2022) - Cerca de dois mil alunos das escolas municipais de Curionópolis, no interior do Pará, terão três dias de muita brincadeira na CARAVANA DO ESPORTE e na CARAVANA DAS ARTES, a partir da próxima terça-feira, 29 de novembro, na arena erguida pelos projetos no Estádio Municipal Wilson de Sousa.

Com a presença da medalhista pan-americana de maratona, Adriana da Silva, e do cantor e instrumentista Marcelo Jeneci, as CARAVANAS chegam ao município para ações de esporte e arte educacionais voltadas a estudantes, gestores e professores da rede pública de ensino.


Realizadas pelo Instituto Esporte & Educação, dirigido pela medalhista olímpica Ana Moser, e pelo Instituto Mpumalanga, dirigido pela jornalista Adriana Saldanha, a CARAVANA DO ESPORTE e a CARAVANA DAS ARTES têm apoio institucional do UNICEF e chegam a Curionópolis com patrocínio da VALE e apoio do Instituto Cultural Vale e da Prefeitura municipal.


As CARAVANAS vão promover atividades gratuitas de esporte e arte educacionais em 8 miniestações esportivas e 3 tendas de artes, entre os dias 29/11 e 01/12. Nas tendas de música e dança e nas estações esportivas as crianças vivenciam todas as atividades em rodízio. Enquanto as crianças brincam, gestores e professores das escolas municipais participam de dois cursos de formação continuada: Pedagogia do Esporte Educacional e Metodologia Viva com Arte, com as metodologias desenvolvidas pelos Institutos para qualificar a prática esportiva e o acesso das crianças a diferentes linguagens artísticas em sala de aula.


Toda a ação será registrada em um documentário a ser exibido pelo Canal Sol Brasil – plataforma de streaming SOUL TV e pelo YouTube do Instituto Mpumalanga.


Adriana Saldanha, diretora geral da Caravana do Esporte e da Caravana das Artes, explica que “as Caravanas reforçam os laços de cooperação voltados para uma educação inclusiva com arte e esporte para todas as crianças e jovens, pois as metodologias desenvolvidas pelos projetos permitem a experimentação, o aprendizado pelo movimento e o convívio com as diferenças”.


Atleta e artista convidados vão brincar com as crianças na Arena Caravana


Adriana Aparecida da Silva visita pela primeira vez os projetos e pretende mostrar um pouco de sua experiência no atletismo. Adriana é uma corredora brasileira de longa distância, atleta olímpica que representou o Brasil nos jogos olímpicos de Londres, em 2012, e do Rio, em 2016. Foi bicampeã pan-americana de maratona. Integrando a delegação que disputou os Jogos Pan-Americanos de 2011, em Guadalajara, no México, ganhou a medalha de ouro na maratona com a marca de 2:36:37, batendo o recorde dos Jogos Pan-Americanos.



Marcelo Jeneci, cantor, compositor e instrumentista, começou a tocar por influência do pai, que consertava instrumentos eletrônicos. Com uma carreira de sucesso, Jeneci lançou, em 2010, o seu primeiro álbum, Feito para Acabar. Teve diversas composições em trilhas de novelas e, em 2013, lançou o álbum De Graça, indicado ao Grammy Latino de Melhor Álbum da Música Popular Brasileira, em 2014, ano em que também recebeu o Prêmio da Associação Paulista dos Críticos de Arte, na categoria de melhor compositor.

Em 2015, gravou Dia a Dia, Lado a Lado, com Tulipa Ruiz, com quem fez em seguida uma série de shows pelo Brasil. Em 2019, lançou o álbum Guaia.




Os projetos Caravana do Esporte e Caravana das Artes:


A Caravana do Esporte e a Caravana das Artes levam gratuitamente a municípios do interior do Brasil ações educacionais voltadas para alunos da rede pública e para os servidores das áreas da Educação, do Esporte, da Cultura e da Assistência Social. Artistas e atletas convidados visitam as ações das Caravanas para mobilizar gestores, alunos e a comunidade em prol da arte e do esporte na educação.


A programação educacional das Caravanas na etapa Curionópolis começa no dia 29/11, às 08h, com a chegada à Arena Caravana do primeiro grupo de crianças trazidos pelas escolas. Às 09h, uma solenidade na tenda das Artes marcará a abertura oficial dos projetos na cidade. As atividades para as crianças, ministradas pelos especialistas das Caravanas, prosseguem até as 17h, durante os 3 dias.


Patrocínios da Vale, Mastercard e Unilever, via Lei de Incentivo ao Esporte, para a Caravana do Esporte. Patrocínios do Instituto Cultural Vale, Ache, Otis,Usiminas, Rede e Eternit, para a Caravana das Artes, via Lei de Incentivo à Cultura.

SERVIÇO:

Caravana do Esporte e Caravana das Artes em Curionópolis – PA | 2022.

29/11 a 01/12 | 08h às 17h - Atividades de esporte e artes na Arena Caravana | alunos da rede municipal de ensino.- Local- Arena da Caravana. – Estádio Municipal Wilson de Sousa


29/11 | 09h – Cerimônia de abertura oficial da etapa Cabo de Santo Agostinho/2022.

Local: Tenda da Caravana das Artes - Arena das Caravanas.


29/11 a 01/12 | 08h às 17h - Formação para professores e profissionais da Educação, Esportes, Cultura da Prefeitura de Cabo de Santo Agostinho-PE

Cursos- Pedagogia do Esporte Educacional e Metodologia Viva com Arte.

Local- Escola Prefeito Eronides Francisco Soares.



47 visualizações0 comentário

留言


bottom of page