top of page

SEMANA DE ARTE MODERNA 100 ANOS DEPOIS




São Sebastião-SP, 10/02/2022 O Instituto Mpumalanga e a Casa Brasileira realizam, pelo canal de youtube, dias 13, 15 e 17 de fevereiro de 2022, sempre a partir das 19h, diálogos online sobre os 100 anos da Semana de Arte Moderna de 1922. Artistas, pensadores, escritores e especialistas vão expor visões sobre como as propostas modernistas impactaram a arte e a cultura ao longo dos últimos 100 anos.

Semana de Arte Moderna-100 anos depois terá, entre os participantes de seis mesas de debate online: o escritor e pensador Ailton Krenak, do povo indígena Krenak, o diretor de teatro Zé Celso Martinez Corrêa, a cantora e atriz Mariene de Castro, a poetisa, cantora, escritora e atriz Elisa Lucinda, o cantor e pesquisador do samba chula Roberto Mendes, os escritores Sérgio Vaz e Maílson Furtado, Guiga Scott, da Orkestra Rumpilezz, da Bahia, os professores de literatura Marcos Antônio de Moraes e José de Nicola, a jornalista e historiadora Márcia Camargos, a curadora indígena de arte brasileira Sandra Benites, o artista visual Jaime Lauriano, os escritores indígenas Graça Graúna e Olívio Jekupé, MC Owerá, do povo Guarani da aldeia Krukutu, de São Paulo, a curadora e consultora em mercado de arte Bettina Ravioli, a atriz Mariana Muniz, os atores Pascoal da Conceição e Marcelo Drummond.




Com transmissão ao vivo e gratuita, simultânea pelo canal de youtube do Mpumalanga e pelo Canal Sol Brasil-plataforma SOUL TV de smartTV, Semana de Arte Moderna-100 anos depois vai relembrar os saraus e palestras realizadas nesses mesmos dias, em fevereiro de 1922, no Theatro Municipal de São Paulo. O objetivo é entender até onde os idealizadores da Semana de Arte Moderna levaram suas propostas: como os modernistas retrataram a cultura popular e o que pretendiam com a defesa da arte brasileira e de liberdade estética, ao mesmo tempo em que não incluíram artistas negros e indígenas naquele momento. Serão conversas e trocas de experiências sobre a influência do modernismo nos movimentos artísticos de vanguarda e reflexões sobre o caminho para o recente protagonismo de artistas negros, indígenas e periféricos na literatura e na arte contemporânea.

Programação:

DIA 13/02/2022

19h - A São Paulo do Modernismo: uma semana não esquecida. Contexto histórico, principais escritores, artistas e intelectuais da Semana de Arte na São Paulo de 1922 e as mudanças 100 anos depois.

20h - Quem manda na minha arte? Liberdade estética, indústria cultural e legado do movimento modernista.

DIA 15/02/2022

19h - Poesia, literatura e teatro: a palavra em 100 anos da Semana de Arte Moderna.

20h - A música dos contrários: os movimentos culturais e vanguardas musicais que surgiram após a Semana de Arte Moderna.

DIA 17/02/2022

19h - Artes visuais, estética e inovação: da pintura modernista à arte digital.

20h - A representatividade negra e indígena nas artes: de retratados a artistas.

O Instituto Mpumalanga é uma organização da sociedade civil que atua com projetos de educação pelas artes, formação de professores de redes públicas, fomento à leitura, direitos humanos, gastronomia, comunicação e meio ambiente. @institutompumalanga

A CASA BRASILEIRA é o centro de cultura, arte e gastronomia do Instituto Mpumalanga. Ponto de Cultura em São Sebastião, Litoral Norte de São Paulo, é um espaço conceito que promove experiências críticas e criativas por meio da cultura e da arte, com cursos, oficinas, pesquisas, projetos educacionais e ambientais, produção audiovisual, pesquisas em memória, exposições artísticas, mostras culturais, eventos literários e musicais e a gastronomia associada à cultura. Espaço temporariamente fechado à visitação pública, em razão da pandemia. Atividades online. www.mpumalanga.com.br

Serviço: *programação online.

Semana de Arte Moderna - 100 anos depois.

Dias: 13,15 e 17 de fevereiro/2022

Horário: das 19h às 21h.

Moderadores: Ailton Krenak, André Argolo, Josafá Alves, e Ossimar Franco.

Direção geral: Adriana Saldanha

Transmissão:

Canal de youtube do Instituto Mpumalanga : www.youtube.com/institutompumalanga

Canal Sol Brasil- plataforma de smartTV SOUL TV – aparelhos LG e Samsung ou baixe aplicativo Apps no Google Play:www.soultv.com.br/


Informações e divulgação: f. (55 11) 9 98388794

535 visualizações0 comentário
bottom of page